![]() |
© Mazur/cbcew.org.uk. |
A Igreja Católica tem oficialmente um novo Papa. Às 13h05 (horário de Brasília) desta quinta-feira, a fumaça branca surgiu da Capela Sistina, no Vaticano, anunciando que os cardeais reunidos em conclave chegaram a um consenso. Pouco depois, às 14h10, o nome foi anunciado ao mundo: o cardeal Robert Francis Prevost foi escolhido como o novo pontífice e adotou o nome de Papa Leão XIV.
O anúncio solene foi feito pelo cardeal protodiácono Dominique Mamberti, com a tradicional frase “Habemus Papam”, seguida da apresentação do novo líder da Igreja ao povo reunido na Praça São Pedro, que aclamou a escolha sob o repicar dos sinos da Basílica.
Natural dos Estados Unidos e com vasta experiência missionária no Peru, Papa Leão XIV é conhecido por seu trabalho próximo às comunidades latino-americanas e sua fluência em espanhol. Até então, ele exercia a função de prefeito do Dicastério para os Bispos, cargo que lhe conferiu protagonismo na nomeação de líderes eclesiásticos em todo o mundo.
Considerado um nome alinhado às reformas e ao estilo pastoral do papa emérito Francisco, o novo pontífice traz consigo uma visão de Igreja voltada à simplicidade, proximidade com o povo e atenção a temas sociais como migração, pobreza e justiça.
Sua escolha rompe uma tradição que historicamente evitava papas americanos, dada a influência geopolítica dos Estados Unidos. Apesar de desafios e críticas durante sua trajetória, Leão XIV surge como uma figura de transição, contemplação e ação, com raízes profundas na espiritualidade agostiniana e sensibilidade pastoral internacional.
Agora, a Igreja Católica inicia um novo capítulo sob a liderança de Papa Leão XIV.
Da Redação