A Igreja Católica tem um novo líder. O cardeal norte-americano Robert Prevost foi eleito papa nesta quinta-feira (8), no segundo dia do conclave, e adotou o nome de Leão XIV. Ele sucede o papa Francisco, falecido em 21 de abril aos 88 anos, e entra para a história como o primeiro papa nascido nos Estados Unidos.
Em seu primeiro discurso na Praça de São Pedro, no Vaticano, Leão XIV falou em italiano e espanhol, prestando homenagem ao seu antecessor. "Ainda guardamos em nossos ouvidos aquela voz fraca, mas sempre corajosa, do Papa Francisco abençoando Roma", declarou. “O Papa que abençoou Roma deu sua bênção ao mundo, ao mundo inteiro naquela manhã do Domingo de Páscoa.”
Em entrevista à NBC News, o irmão do novo pontífice, John Prevost, revelou detalhes íntimos da preparação de Leão XIV para o conclave. Segundo ele, Robert assistiu ao filme Conclave (2024), estrelado por Ralph Fiennes, Stanley Tucci, Isabella Rossellini e John Lithgow, que dramatiza o processo de escolha de um novo papa. “Ele tinha acabado de assistir ao filme Conclave. Então ele sabia como se comportar”, contou John.
Além disso, os irmãos jogaram juntos Wordle e Words with Friends nos dias que antecederam o conclave. “É algo para distrair a mente da vida real”, explicou. A leveza das conversas incluía até perguntas bem-humoradas como: “Você está com suas meias vermelhas?”.
O conclave teve início na quarta-feira (7) e terminou em tempo recorde no segundo dia de votação. Leão XIV assume o papado com grandes expectativas e uma missão de continuidade e renovação para a Igreja Católica.
Da Redação