Na manhã deste sábado, 3 de maio, a Guarda Municipal de Toledo realizou a primeira blitz educativa da campanha Maio Amarelo, na Avenida Parigot de Souza. A ação, que visa conscientizar motoristas e pedestres sobre os riscos da imprudência no trânsito, contou com o apoio da Massa FM e a participação de personagens impactantes, como a representação simbólica da Morte.
A iniciativa é promovida em parceria com o SINTRATOL, SEST SENAT e o Instituto Pessoas Melhores, que buscaram provocar uma reflexão emocional por meio de uma abordagem visual marcante. “Quem dirige com imprudência está, literalmente, convidando a morte para o seu trajeto. Foi chocante, mas necessário. O impacto visual abriu espaço para muitas conversas importantes”, explicou Alana Rigatto, executiva do SINTRATOL.
Segundo Rafael Rodrigo da Fonseca, coordenador de Educação para o Trânsito da Guarda Municipal, outras ações semelhantes acontecerão em diferentes regiões da cidade ao longo dos finais de semana de maio. “Estaremos abordando condutores e pedestres para reforçar a importância da atenção e do respeito às normas de trânsito”, destacou.
Além das blitzes, a campanha inclui palestras, rodas de conversa e atividades educativas contínuas com alunos do 4º ano do ensino fundamental, além de encontros em empresas interessadas. Rafael reforçou que as instituições podem solicitar palestras, que serão organizadas conforme a agenda da equipe. Ele também ressaltou que a Guarda tem analisado dados estatísticos locais para tornar as ações cada vez mais eficazes.
Com o lema de que "respeito, atenção e empatia salvam vidas", a campanha chama a população a refletir sobre a importância de escolhas conscientes no trânsito — para que a Morte não seja uma convidada nesse trajeto.
Da Redação