Toledo aparece entre as cidades mais desenvolvidas do Brasil, segundo o Índice Firjan de Desenvolvimento Municipal (IFDM), divulgado nesta quinta-feira (8) pela Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan). O município ocupa a 6ª posição no ranking nacional, com índice geral de 0,8763, destacando-se principalmente na área de emprego e renda, com nota de 0,9933. A cidade também obteve 0,8386 em educação e 0,7970 em saúde.
O estudo avaliou mais de 5 mil municípios brasileiros com base em dados de 2023 e considera três áreas principais: emprego e renda, educação e saúde. O IFDM é dividido em quatro faixas: crítico, baixo, moderado e alto desenvolvimento. Quanto mais próximo de 1, maior o nível de desenvolvimento da cidade.
Além de Toledo, outras quatro cidades paranaenses integram o top 10: Curitiba (3º), Maringá (4º), Marechal Cândido Rondon (7º) e Francisco Beltrão (9º). As notas das cidades do Paraná mostram o avanço socioeconômico do estado. Marechal, por exemplo, obteve 0,9862 em emprego e renda, enquanto Francisco Beltrão atingiu 0,9599 nesse mesmo quesito.
De acordo com o levantamento, 98,3% da população paranaense vive em cidades com índice moderado ou alto de desenvolvimento. O Paraná também é o terceiro estado com maior IFDM médio do país, atrás apenas de São Paulo e Santa Catarina. O governador Carlos Massa Ratinho Junior destacou os investimentos em infraestrutura, educação e saúde como fatores determinantes para o resultado positivo.
Da Redação, com Governo do Paraná e Firjan