Durante a cerimônia de entrega da revitalização da Praça do Japão, realizada neste sábado, 3 de maio, o vereador Bruno Radunz, ligado à colônia japonesa de Toledo, destacou a importância do espaço como um símbolo de reconhecimento à contribuição histórica da comunidade nipônica no município. Segundo ele, a nova estrutura já tem atraído a atenção da população e se consolidado como um dos principais pontos turísticos da cidade.

“Eu passo às nove e meia da noite, saindo do meu trabalho no Allmayer Supermercado, e vejo pessoas filmando, tirando fotografias, passeando com seus familiares. A revitalização dessa praça se torna um dos principais pontos turísticos do nosso município”, afirmou o vereador.

Radunz ressaltou o papel fundamental da colonização japonesa na história de Toledo: “A colonização Nikkei foi essencial para a edificação dessa cidade do jeito que ela é. Nós devemos muito a eles. Isso aqui é pouco perto do que eles representam para nós. É a mais profunda homenagem do povo toledano a esse povo do Japão, que veio aqui e desbravou terras na década de 1950, colaborando para que tivéssemos uma Toledo cada vez melhor.”

Sobre os elementos incorporados à nova estrutura da praça, o vereador explicou o significado de símbolos como o Torii — o tradicional portal japonês instalado na entrada do espaço. “Torii é o portal de entrada, o portal de esperança do povo japonês. Quem passa por baixo dele tem perseverança, tem progresso na vida. Ele representa uma espécie de portal sagrado”, comentou. Também destacou as luminárias instaladas no local, que remetem às praças japonesas e foram doadas pela comunidade do CEATO (Associação Cultural e Esportiva de Toledo).

Radunz ainda fez questão de agradecer aos envolvidos na doação dos itens e na execução do projeto: “Agradeço especialmente ao Dr. Torao Takada e Dr. Hiroshi, que muito contribuíram para que tudo isso fosse possível”.

A Praça do Japão foi revitalizada em parceria com a comunidade nipônica e agora oferece um espaço acolhedor, repleto de simbolismo e cultura, reforçando os laços entre Toledo e o Japão.

Da Redação

Postagem Anterior Próxima Postagem