Na noite de quinta-feira (9), foi realizada a cerimônia de abertura da 24ª Meia Maratona de Toledo, seguida de um jantar japonês no Green Hall. Aproximadamente 300 pessoas estiveram presentes no evento organizado pelo Rotary Club de Toledo. Também foi realizada uma homenagem pelo aniversário de Torao Takada, coordenador geral e idealizador da prova desde a primeira edição. A Prefeitura de Toledo apoia a iniciativa com estruturas físicas, equipamentos, além de aportes financeiros.
Estiveram presentes na solenidade, o prefeito Mario Costenaro, o vice-prefeito Lucio De Marchi, a presidente do Rotary Club de Toledo, Danielle Lagni, o presidente da Câmara Municipal, vereador Gabriel Baierle, o decano Ari Mosqueta, o representante do secretário de Esportes e Lazer de Toledo, Mauro José Ansolin, a secretária de Educação, Janice Salvador, o secretário de Segurança e Trânsito, Rogerio de Lima, entre outras autoridades, patrocinadores e representantes de equipes esportivas.
O presidente da comissão organizadora, Alexandre Leite, apresentou os detalhes da edição de 2025, marcada para o dia 19 de outubro no Parque Ecológico Diva Paim Barth, com modalidades que incluem corrida rústica, caminhada da saúde e provas infantis. Foi enfatizado que os recursos arrecadados serão revertidos para projetos sociais do Rotary. As inscrições já estão abertas e podem ser feitas no site da prova.
O prefeito Mario Costenaro enfatizou que a organização da Meia Maratona de Toledo é um espelho de como Toledo é construído, a muitas mãos. “Aqui as redes institucionais funcionam da sua integração. Aqui a gente se integra para fazer as coisas acontecerem”, destacou.
Referência - Costenaro afirmou que a prova tem um significado muito grande, que é trazer para Toledo esse exemplo de organização, e de ser referência nacional de união, integração e transformação. “Desejo a Meia Maratona vida longa e desejo a todos vocês o meu reconhecimento e os meus parabéns pela Toledo que vocês constroem a cada dia. Parabéns a todos vocês”, celebrou o prefeito.
Alexandre Leite explicou que a prova mudou de nome recentemente, de Meia Maratona Rotary para Meia Maratona de Toledo, tendo em vista o crescimento do evento e participação de corredores internacionais. “A prova vem todos os anos incentivando o esporte na cidade, desde as crianças até os idosos. No ano que vem vamos fazer uma mega festa”, ressaltou. Ele destacou que o trabalho de organização dura o ano todo: “A prova começa desde o último dia, ou seja, acabou a prova e já começamos a prova para o ano seguinte”, finalizou Alexandre.
SECOM