As servidoras da Secretaria de Esportes e Lazer (SMEL) de Toledo, Márcia Franciele Spies e Joice Cristiane Lopes, participaram do VI Seminário Brasileiro de Políticas de Esportes e Lazer (SBPEL) e do I Seminário Internacional de Políticas de Esportes e Lazer (SIPEL), realizados entre os dias 26 e 28 de março na Universidade Estadual de Maringá (UEM).

Com o tema "Esporte para Todos?", o evento abordou a necessidade de atenção a grupos historicamente menos alcançados pelas políticas públicas de esporte e lazer, conhecidos como "hard reach groups". Entre esses grupos estão mulheres, negros e negras, pessoas com deficiência, idosos e idosas, e a comunidade LGBTQIA+. O seminário reuniu pesquisadores da Argentina, Colômbia, Chile e de diversos estados brasileiros.

A servidora Márcia Franciele Spies foi convidada para ministrar o minicurso "Esportes para Pessoas Idosas", baseado em sua experiência à frente da gestão do Departamento do Idoso por oito anos e na criação do Centro de Treinamento de Idosos (CTI), uma iniciativa pioneira na política esportiva voltada à terceira idade. "Eu participei do I SBPEL em 2016, quando apresentei um trabalho sobre a 'Velhice e o Direito à Cidadania'. Agora, na VI edição, fui convidada para ministrar um curso. Me senti muito feliz e valorizada, pois o trabalho que desenvolvemos aqui em Toledo com a pessoa idosa é referência. Foi muito bom ouvir pesquisadores de estados como Bahia, Minas Gerais, Ceará, São Paulo e Paraná elogiando e querendo saber mais sobre nosso trabalho. Teve até um pesquisador de Curitiba que mencionou que o município deveria se orgulhar de ter um projeto tão importante com resultados concretos apresentados em evento internacional", destacou Márcia.

Já a professora Joice Cristiane Lopes apresentou o trabalho científico intitulado "Impactos do Centro de Treinamento de Idosos (CTI) na Qualidade de Vida de Idosos: Um Estudo no Município de Toledo, Paraná". A pesquisa enfatizou os impactos positivos do CTI na vida dos idosos, promovendo bem-estar e inclusão social.

As servidoras contaram com o apoio do governo municipal para viabilizar a participação no evento, fortalecendo o compromisso de Toledo com políticas inovadoras no esporte e lazer para todos os públicos.

Assessoria





Postagem Anterior Próxima Postagem