Na manhã desta quarta-feira (30), o aeroporto municipal de Toledo recebeu autoridades municipais, estaduais e federais em um ato voltado à reestruturação do espaço e à retomada dos voos comerciais. Estiveram presentes o deputado federal Dilceu Sperafico, o prefeito Mario Costenaro, o vice-prefeito Lucio de Marchi e o deputado estadual Hussein Bakri, líder do governo Ratinho Júnior na Assembleia Legislativa.
Durante o evento, o secretário de Agronegócio, Inovação, Turismo e Desenvolvimento Econômico, Thiago D’Arisbo, apresentou um panorama da atual situação do aeroporto e das ações em andamento para sua readequação. Segundo ele, desde 2022 o município vem enfrentando exigências da ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil) e da companhia Azul, que operava voos comerciais até dezembro de 2023.
"Infelizmente, o município não conseguiu cumprir todas as exigências na época, o que resultou na suspensão dos voos e no pagamento de uma multa de R$ 70 mil em abril de 2024. Em janeiro de 2025 fomos notificados pela ANAC e, em 30 dias, tivemos que iniciar os empenhos para atender às exigências pendentes desde 2022", explicou o secretário.
Thiago também destacou que, apesar da ausência de voos comerciais, o aeroporto segue em operação com forte demanda. "Só em 2025 já somamos mais de 800 operações entre pousos e decolagens, sendo que há dias com mais de 22 operações em 24 horas. É uma estrutura ativa, que precisa estar em plena condição de uso."
Entre as ações realizadas, o município promoveu a limpeza da pista com canal hidrojato, que retirou mais de 750 kg de pedra brita solta, além da remoção de mais de 2 toneladas de entulho em toda a estrutura. Também foram feitos serviços de pintura e pequenos reparos para garantir a segurança das operações.
O secretário informou ainda que, em março deste ano, o município negociou com os deputados Sandro Alex e Hussein Bakri a destinação de R$ 10 milhões para o recapeamento da pista, taxiways, pátio e demais reformas. "Com essas melhorias, esperamos convidar a Azul novamente para operar em Toledo, desta vez com todas as exigências devidamente atendidas", afirmou.
A expectativa é de que, até o final de 2025, todas as adequações estejam concluídas, possibilitando a retomada dos voos comerciais e a ampliação dos serviços do aeroporto municipal.
Da Redação