Neste domingo, 27 de abril de 2025, o Hospital Bom Jesus de Toledo registrou um momento histórico: o recorde de captação de órgãos em um único dia. A primeira captação teve início por volta das 03h30 da madrugada, envolvendo uma paciente do sexo feminino, de 62 anos. Para esta doadora, a operação contou com o apoio da Força Aérea Brasileira, que enviou uma aeronave para buscar os órgãos no aeroporto de Toledo às 05h30 da manhã.
Já às 08h00, uma segunda captação foi realizada, desta vez de um paciente do sexo masculino, de 27 anos, de um município próximo a Toledo. Neste caso, a operação contou com apoio da Casa Militar do Paraná, que disponibilizou uma aeronave para o transporte do coração e fígado. Apesar das condições climáticas adversas, com neblina intensa, a aeronave precisou pousar inicialmente em Cascavel e a equipe foi trazida de carro até Toledo. Após a melhora no tempo, o avião pousou no aeroporto municipal de Toledo e decolou por volta das 13h30 deste domingo, levando os órgãos captados. Os demais órgãos do paciente foram transportados via terrestre.
O coordenador da Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante (Cihdott) da Hoesp, Itamar Weiwanko, destacou a importância do momento: “Hoje foram duas captações que, somadas, resultaram em 15 vidas salvas. No primeiro caso tivemos a doação de dois rins, coração para válvulas cardíacas, fígado e duas córneas. No segundo, foram doados o fígado, dois rins, coração para batente e duas córneas.”
Ao todo, foram captados:
4 córneas
2 fígados
1 coração batente
4 rins
4 válvulas cardíacas
O médico Matheus Takahashi, responsável pelo serviço de transplante na região, ressaltou a relevância das doações: “As filas de transplante são longas e a doação de órgãos é fundamental para oferecer esperança e qualidade de vida a muitos pacientes.”
A Guarda Municipal de Toledo também teve papel importante na operação, apoiando o controle do trânsito e agilizando o transporte da equipe entre o hospital e o aeroporto.
Da Redação