Duas frentes frias trarão temporais ao Paraná nos próximos dias. De acordo com o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar) a primeira delas já está no Sul do Brasil. A mudança de clima trará impacto para os paranaenses já nesta sexta-feira (28).
Após os temporais, que podem aconteceu amanhã, o fim de semana terá predomínio de sol. No entanto, a previsão indica que apenas sábado (29) e domingo (30) serão ensolarados, pois a chegada da segunda frente fria está prevista para segunda-feira (31).
Lizandro Jacobsen, meteorologista do Simepar, explica como deve ficar o tempo no Paraná nesta sexta-feira. “Pequenos núcleos de instabilidade se formam à dianteira do sistema frontal e se organizam em forma de linha de instabilidade. Essa linha avança rapidamente pelas regiões paranaenses ocasionando algumas pancadas fortes de chuva”.
O meteorologista acrescenta que a chuva deve vir acompanhada de “raios e principalmente rajadas fortes de vento nesta sexta-feira. Isso pode trazer vários transtornos para certas regiões do estado como no Noroeste e Oeste paranaense, principalmente”.
Também estão previstos temporais entre o Sudoeste e Centro-Sul do Estado entre a tarde e a noite de sexta-feira. No Leste do Paraná, entre a Região Metropolitana de Curitiba e o Litoral, as chuvas chegam também no fim da tarde e início da noite, com menos severidade do que no Interior.
“No Norte, especialmente na noite de sexta-feira, também ocorrem alguns temporais, mas de forma bem mais irregular do que nas outras regiões do Estado”, ressalta Jacobsen.
Na próxima semana tem nova frente fria
Na próxima semana outra frente fria chega até o Paraná e novamente estão previstos temporais em várias regiões do Estado. “É uma característica da frente fria, que é uma zona de separação entre duas massas de ar, uma de ar frio e outra de ar quente. Ela provoca redução da temperatura, aumento da nebulosidade, vendavais e temporais (chuva intensa, com raios e granizo)”, diz Reinaldo Kneib, meteorologista do Simepar.
Relembre a previsão do instituto de meteorologia para março clicando aqui.
AEN