A MetSul Meteorologia emitiu um alerta sobre a possibilidade de chuva intensa em Santa Catarina e no Paraná, que podem resultar em alagamentos e inundações entre hoje e quinta-feira. Embora algumas áreas do interior dos dois estados possam registrar altos volumes de precipitação, o risco é maior nas regiões do Leste catarinense e paranaense, especialmente nas proximidades da costa e da Serra do Mar.
Áreas de instabilidade estão se deslocando de Oeste para Leste ao longo dos próximos dias, trazendo chuva em diversos pontos de Santa Catarina e Paraná, com potencial para serem fortes ou até intensas em algumas localidades. Além das chuvas intensas, essas áreas de instabilidade podem provocar temporais isolados, com possibilidade de rajadas de vento forte, queda de granizo e descargas elétricas.
VOLUMES MAIS ALTOS
Os dados analisados pela MetSul Meteorologia indicam correntes de vento soprando do mar para o continente em direção aos estados de Santa Catarina e o Paraná entre esta quarta e a quinta com elevados índices de água precipitável. Ao interagir com o relevo, a umidade vinda do mar deve favorecer a ocorrência de chuva de natureza orográfica, que sempre traz o risco de precipitações volumosas ou mesmo excessivas.
A chuva orográfica é a precipitação induzida pelo relevo. Umidade que vem do oceano, trazida por vento, ao encontrar a barreira do relevo da Serra do Mar, ascende na atmosfera e encontra temperatura mais baixa com camadas mais frias. Isso leva à condensação e à ocorrência de chuva induzida pelo relevo. Em um exemplo bem didático. O que acontece se você chega na frente de um espelho e soltar ar da sua boca? O espelho que tem uma superfície mais fria vai ficar embaçado (úmido) e molhado.
Com a chuva orográfica ocorre o mesmo. O ar mais úmido e quente (analogia com ar que sai da boca) encontra um obstáculo físico que é o relevo (como o espelho) e ao chegar nesta barreira que são os morros sobe na atmosfera e encontra temperatura mais baixa, condensando-se o vapor de água e formando chuva.
Metsul
