O governador Ratinho Junior esteve presente nesta terça-feira (12) no Show Rural Coopavel, em Cascavel, durante o evento do Dia do Biogás e Biometano. No auditório Unicoop, foram apresentados projetos que fortalecem a produção e o uso desses combustíveis renováveis no estado, incluindo a criação do primeiro microcorredor rodoviário sustentável do Paraná.

Entre os principais avanços estão a implementação de corredores rodoviários sustentáveis, a divulgação da cartilha sobre incentivos fiscais e financeiros para o setor e a assinatura da Carta Compromisso do Biogás e Biometano. O evento reuniu autoridades do agronegócio e lideranças empresariais, reforçando o compromisso com a sustentabilidade e o aproveitamento de dejetos da suinocultura para a geração de energia limpa.

A Associação Regional dos Suinocultores do Oeste do Paraná (Assuinoeste) e o Sindicato das Empresas de Transporte de Cargas de Toledo e Região (Sintratol) participaram do evento para celebrar a união entre essas entidades, que juntas criam o programa Toledo em Movimento, que integra o uso de biogás e biometano na matriz energética do município.

"Mini-rotas do Biometano" e financiamento para produtores

O presidente da Assuinoeste, Delmar Briccius, destacou que os suinocultores agora possuem um comprador garantido para o biometano gerado em suas propriedades. "Hoje a Sintratol se dispôs a comprar esse biometano. Vamos assinar esse contrato aqui no Show Rural, com a presença do governador e das demais autoridades", afirmou.

Ele explicou que a iniciativa também criará "mini-rotas do biometano", onde caminhões abastecerão diretamente nas propriedades produtoras, reduzindo custos e otimizando a distribuição. Além disso, os produtores interessados poderão acessar o financiamento via Renova Paraná, programa do governo estadual que subsidia parte dos juros para investimentos no setor.

O coordenador do Renova Paraná, Herlon Goelzer de Almeida, ressaltou que a iniciativa visa tornar viáveis os projetos de biogás no estado. "O Estado equaliza 5% da taxa de juros. Agricultores familiares, por exemplo, podem acessar crédito a juros zero, enquanto médios produtores conseguem condições muito vantajosas", explicou.

Benefícios ambientais e econômicos

O prefeito de Toledo, Mario Costenaro, reforçou que a iniciativa contribuirá para a redução do passivo ambiental gerado pela suinocultura. "Esse passivo pode se transformar em uma grande oportunidade através de modelos como este. Parcerias como essa fortalecem a competitividade do setor e geram novas oportunidades para produtores e transportadores", afirmou.

O diretor técnico da Assuinoeste, Edson Pacheco, destacou a importância do evento na mobilização do setor produtivo para o aproveitamento energético dos dejetos animais. "Esse evento traz uma nova perspectiva de renda para os suinocultores e uma solução ambientalmente correta", comentou.

Por fim, Cícero Bley Júnior, fundador da Bley Energias, enfatizou a relevância da parceria entre produtores e transportadores. "Ao eliminarmos intermediários especuladores, garantimos um sistema mais eficiente e sustentável, beneficiando tanto a economia local quanto o meio ambiente", concluiu.

Da Redação






Postagem Anterior Próxima Postagem