Equipes da Copel atuam na manhã desta quinta-feira, no atendimento aos casos de desligamentos provocados pelas chuvas localizadas acompanhadas de ventos fortes que avançaram do Paraguai e Argentina sobre a região Oeste do Paraná. A instabilidade teve reflexos em todas as regiões do Estado, que no momento registra perto de mil ocorrências para atendimento pela Copel.
Quase a metade delas está na região Oeste, com maior concentração nas regiões de Marechal Cândido Rondon (129) - sobretudo o município de Palotina - e Cascavel (116). Na região Noroeste, das 184 ocorrências para atendimento das equipes, as áreas de Umuarama e Cianorte concentram 122.
Durante a ocorrência dos temporais, 132 mil unidades consumidoras chegaram a ter o fornecimento de energia interrompido por algum momento, no Paraná. Nesta manhã, o número está reduzido a 4,8 mil domicílios desligados, espalhados em pequenos circuitos e chamados individuais nos diversos municípios. Toledo e Umuarama possuem o maior número de domicílios desligados, respectivamente 828 e 420 unidades consumidoras - equipes de outras localidades estão dando apoio para agilizar a recomposição dos serviços.
De acordo com o Instituto de Meteorologia Simepar, pela manhã o tempo fica instável na faixa norte do Paraná, e o risco de novos temporais volta a ficar alto a partir da tarde.
SEGURANÇA – A Copel lembra que, em casos de temporais, a população deve seguir as orientações da Defesa Civil e manter distância de locais onde haja fiação elétrica rompida ou postes quebrados. Situações de risco com a energia elétrica devem ser comunicadas à Copel pelo telefone 0800 51 00 116.
A falta de luz pode ser informada pelo site, aplicativo, e pelo número de WhatsApp 41 3013-8973. É possível ainda informar a falta de energia por mensagem de texto (SMS) enviando as letras SL e o número da unidade consumidora para o contato 28593.
COPEL