A Sala de Reuniões do Gabinete do Prefeito recebeu, na manhã desta sexta-feira (4), o presidente e dirigentes da Associação Regional dos Suinocultores do Oeste do Paraná (Assuinoeste), para a sanção do Projeto de Lei nº 110 de 2024, que tem a finalidade de tornar a entidade utilidade pública.

O Projeto de Lei nº 110 de 2024 teve a autoria dos vereadores Leoclides Bisognin e Valdir Rossetto, que estiveram presentes na reunião da assinatura desta lei. A Assuinoeste foi representada por seu presidente, Delmar Briccius, que agradeceu o empenho do prefeito e dos vereadores. “Nós vamos precisar de toda ajuda possível da prefeitura para contribuir com médicos veterinários e também na reutilização das carcaças”, comenta Briccius.

A entidade se tornará mais significativa, argumenta Delmar Briccius. “A visibilidade da Assuinoeste vai mudar com essa lei, pois vamos conseguir sócios novos, atualmente contamos com aproximadamente 130 sócios de vários municípios e planejamos ganhar mais após a publicação”, salienta o presidente.

A Assuinoeste é uma entidade privada e sem fins lucrativos, que tem sua sede e foro no município. Suas ações são norteadas para a defesa dos suinocultores e na solução de desafios enfrentados pelos mesmos. Sua ação no município se fez tão presente a ponto de já ter sido declarada de utilidade pública em 1986, porém, em 2023 com a revogação da lei Ordinária nº2.598 foi retirada deste título.

“A suinocultura é muito forte em Toledo, e com essa lei vejo que é mais um passo encaminhado para contribuirmos com o setor. Queremos crescer na área, já fomos o terceiro maior produtor de leite do estado, então, queremos evoluir e crescer para que mais áreas, como a suinocultura, cheguem a este patamar”, frisa o prefeito Beto Lunitti.

O prefeito e os vereadores se comprometeram a fazer o possível para ajudar a entidade. “Sabemos que as carcaças são o maior problema até hoje, mas estamos planejando a sua reutilização como biocombustível, além disso queremos ajudar na infraestrutura e tudo o que estiver dentro da lei para contribuir com o crescimento da suinocultura”, afirma Lunitti.

DECOM
Postagem Anterior Próxima Postagem