Um homem foi preso em flagrante na tarde de sexta-feira (16) por maus-tratos a um cão, na Rua Epitácio, centro de Toledo. A Guarda Municipal, em conjunto com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, foi acionada para atender a ocorrência após denúncias de que o animal estava em situação de abandono e sofrendo maus-tratos.
O indivíduo, identificado como E. A. G., já havia sido autuado anteriormente por deixar animais soltos em via pública. Em 13 de agosto, as equipes haviam constatado que o cão Calebe, de sua tutela, estava com dificuldades de locomoção, possivelmente após ser atropelado. Diante do quadro, foi dado um prazo de dois dias para que o tutor providenciasse atendimento veterinário ao animal.
No entanto, o homem descumpriu a notificação e se mostrou hostil ao ser abordado pelas equipes. Ele teria se negado a prestar qualquer tipo de assistência ao cão e ainda teria ameaçado processar a Prefeitura, alegando perseguição. Diante da gravidade da situação e da resistência do tutor, foi necessário solicitar apoio de outra viatura da Guarda Municipal.
Após ser informado sobre a lei municipal 2.320/2020, que pune maus-tratos a animais, o homem foi preso em flagrante e conduzido à delegacia, sem o uso de algemas. O cão Calebe foi recolhido pelas equipes e encaminhado para receber atendimento veterinário.
Da Redação


