Na manhã desta quinta-feira (4), às 9h, teve início oficial as operações do novo Aterro Sanitário Municipal de Toledo. O evento ocorreu no local (PR 317, km 7 – saída para Ouro Verde do Oeste) e contou com a presença de diversas autoridades e lideranças locais, que compareceram com calçados fechados por questões de segurança.
A nova célula do aterro, com 12.199 metros quadrados, representa um avanço significativo na destinação correta do lixo gerado em Toledo. A licença de operação da primeira etapa foi concedida pelo Instituto Água e Terra (IAT) na segunda quinzena de junho, e a expectativa é que essa célula tenha uma vida útil de aproximadamente 4 anos e oito meses.
Após a conclusão desta fase, outras seis etapas serão realizadas para que toda a área do entorno possa ser utilizada. O processo licitatório para as obras da próxima etapa está previsto para o próximo ano.
O prefeito Beto Lunitti destacou que o novo Aterro Sanitário Municipal é resultado de um esforço coletivo. “Assim como criamos uma força-tarefa para inaugurar o Hospital Regional de Toledo, agimos da mesma forma em relação à nova célula do aterro. Com reuniões semanais, as partes envolvidas dialogaram e encontraram soluções para os problemas que surgiam. Trata-se de uma conquista construída a várias mãos”, afirmou.
Da Redação