![]() |
GM de Toledo |
A manhã desta segunda-feira, dia 5 de fevereiro, trouxe uma situação inusitada no centro de Toledo. Enquanto realizavam o patrulhamento do Estacionamento Rotativo na Rua Barão do Rio Branco, a Guarda Municipal avistou um Fiat Uno com uma caixa de papelão cobrindo a placa do carro, impossibilitando sua leitura pelas câmeras da viatura e, consequentemente, impedindo o registro no sistema do Estacionamento Regulamentado (EstaR). Rapidamente, a equipe removeu a caixa, revelando a placa do veículo.
Esta situação revela uma nova tática utilizada por alguns motoristas para evitar o registro no sistema do EstaR, prejudicando a fiscalização e o monitoramento das vagas de estacionamento. Além disso, foi observado que alguns estão utilizando suportes de bicicleta para mascarar parcialmente as placas dos veículos.
O Estacionamento Regulamentado (EstaR) de Toledo foi criado com o objetivo de proporcionar maior conforto e comodidade aos munícipes e visitantes da cidade. Este sistema, que conta com um sistema de fiscalização por viaturas equipadas com OCR, oferece o estacionamento gratuito pelo período máximo de 120 minutos (2 horas) no mesmo setor. As vagas estão divididas em quatro setores, identificados por cores: vermelho, verde, amarelo e azul.
É importante ressaltar que o usuário tem o direito de permanecer gratuitamente no mesmo setor por até duas horas. No entanto, caso deseje estacionar por um período maior, é necessário promover a rotatividade entre os setores, trocando o veículo de cor de setor. A não observância dessas regras pode resultar na emissão de uma notificação de irregularidade, com valor de R$ 50,00, que deverá ser regularizada através do aplicativo do EstaR.
Diante disso, a Guarda Municipal continua atenta e vigilante para garantir o cumprimento das normas de estacionamento, garantindo a segurança e a ordem no trânsito da cidade.
Da Redação