No período de 15 a 30 de julho de 2023, o professor de História da rede estadual, Sadi Nunes da Rosa, diretor do Colégio Estadual Cívico-Militar Novo Horizonte, de Toledo, estará integrando uma Caravana Pedagógica no Campo de Refugiados Dzaleka, no Malawi, pais da Africa oriental. O diretor é um dos cerca de 15 educadores e outros profissionais brasileiros convidados pela ONG Fraternidade Sem Fronteiras (FSF), para a Caravana na aérea da educação, para esta ação voluntária e humanitária no campo e em especial, na Ubuntu School, numa "oportunidade de vivenciar a grande força do povo africano na sua essência de humildade e pureza, servindo com fraternidade através da doação de afeto, disciplina, respeito, cooperação e compaixão".
A FSF fundada em 2009 com sede em Campo Grande, no Mato Grosso do Sul, tem braços espalhados por diversas regiões do Brasil. Em solo Africano hoje conta com 31 Centros de Acolhimento, entre Moçambique e Madagascar, além do Centro de Refugiados Dzaleka no Malawi e do Apoio ao Projeto Chemin Du Futur no Senegal, acolhendo diariamente aproximadamente 15 mil crianças, em sua maioria órfãs.
Sobreviventes do genocídio de Ruanda
O campo de refugiado de Dzaleka, no Malawi, criado pela ONU para acolher os sobreviventes do genocídio de Ruanda em 1994, conta hoje com 52 nil pessoas, em situação de desamparo, sem atendimento a saúde, educação e trabalho. Ao lado do campo a FSF mantem o projeto Nação Ubuntu, com uma escola atualmente com 322 alunos matriculados no ensino infantil e primário, além de 60 bebês. As crianças recebem alimentação, material escolar e uniformes escolares.
O projeto e escola seguem a proposta ubuntu, filosofia presente na cultura de alguns grupos que habitam a África Subsariana, cujo significado se refere a humanidade com os outros, a solidariedade, a harmonia, conceito amplo sobre a essência do ser humano e a forma como se comporta em sociedade,que se resume na expressão "Eu sou porque nos somos". Veja mais em https://www.fraternidadesemfronteiras.org.br/portfolio/nacao-ubuntu/
Ação pedagógica Cada caravaneiro se compromete a levar ao menos uma mala com material escolar. No CCM Novo Horizonte, o diretor promoveu uma ação pedagógica envolvendo alunos dos sextos anos, sétimos e oitavos anos da manhã, com uma aula contextualizando a situação dos refugiados e a importância da solidariedade de acordo com a filosofia Ubuntu. Os estudantes concluíram a atividade doando material escolar, para completar a mala com cadernos, lápis, borracha, entre outros, a entregue na escola durante o trabalho voluntário.
Via: CCM Novo Horizonte/Toledo