Foto: AEN/PR

A cidade de Cascavel, registrou sua primeira morte causada pela Chikungunya, doença transmitida pelo mosquito Aedes aegypti. O paciente do sexo masculino tinha 71 anos e morava no bairro Coqueiral, onde também foram registrados outros casos da doença.

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, foram notificados cinco casos de Chikungunya na cidade, sendo quatro autóctones (contraídos em Cascavel) e um importado (contraído fora da cidade). Os pacientes são todos do sexo feminino, com idades entre 40 e 50 anos, exceto o caso importado, que foi registrado em um homem da mesma faixa etária.

O primeiro caso autóctone foi registrado em uma paciente residente no bairro Claudete, que não possuía histórico de viagem. Ela apresentou os primeiros sintomas no dia 1º de março, sendo que o caso foi confirmado no dia 24 de março.

Já o segundo caso, importado, foi registrado em um homem residente na área rural da cidade, que havia viajado para o Paraguai nos dias que antecederam o início dos sintomas. Ele apresentou os primeiros sintomas no dia 28 de março e teve o caso confirmado no dia 11 de abril.

Os outros dois casos autóctones foram registrados em mulheres residentes nos bairros Claudete e XIV de Novembro, que apresentaram os primeiros sintomas em março. O caso da paciente do XIV de Novembro foi confirmado no mesmo dia do resultado da paciente do bairro Claudete, em 20 de abril.

A Chikungunya é uma doença viral que pode causar febre alta, dor muscular intensa, dor nas articulações e erupções cutâneas. Embora não seja fatal em grande parte dos casos, pode causar complicações em pacientes com comorbidades, como foi o caso do paciente que veio a óbito em Cascavel.

A Secretaria Municipal de Saúde ressalta a importância da população adotar medidas preventivas, como o uso de repelentes, o descarte adequado de lixo e a eliminação de possíveis criadouros do mosquito transmissor. Além disso, recomenda que pessoas com sintomas da doença procurem atendimento médico imediato.

Via: Destaque Toledo, com informações da Prefeitura de Cascavel

Postagem Anterior Próxima Postagem