Foto: HOESP

Isaac, filho da Paula Aparecida Ramos e Elcio Pitarelli, completa o primeiro ano de vida no dia 9 de março, data do primeiro parto na Casa de Parto Natural da Hoesp\Hospital Bom Jesus. “Eu recebi o convite da equipe para inaugurar o novo espaço, e foi muito bom, fiquei bastante tempo na água, na banheira, fiz bastante exercício, e hoje o Isaac está completando quase um ano com muita saúde. Eu espero que outras mães também tenham essa oportunidade que eu tive”, conta Paula.

Para quem acompanhou o parto da Paula no novo espaço, conta que o dia ficará marcado. “Tudo correu muito bem nesse primeiro parto, e marcante para toda equipe e para o hospital. Acredito que toda a estrutura ajudou muito a Paula, por ser o seu primeiro parto, e esse momento, sendo especial, é um incentivo também para que a Paula possa ter outros filhos e volte aqui”, brinca a enfermeira obstetra, Ariane.

A Casa de Parto da Hoesp\Hospital Bom Jesus foi inaugurada oficialmente no dia 4 de março de 2022. A estrutura ficou pronta em 2020, mas em razão da pandemia da Covid-19 o espaço foi dedicado ao cuidado dos pacientes com Covid-19. “Foi então com a vacina e com a diminuição dos casos que foi possível organizar a inauguração da Casa de Parto, e ela foi a segunda inaugurada no Paraná, o que é motivo de orgulho para nós”, afirma a superintendente da Hoesp, Zulnei Bordin.

Com quase um ano de atendimento, até o dia 1º de março de 2023, a Casa de Parto contabiliza mais de 1050 partos naturais. “A equipe realiza um trabalho constante de orientação para que as gestantes se sintam seguras em fazer a escolha do parto normal, e consequentemente haja uma diminuição da taxa de cesáreas realizadas no hospital”, comenta Zulnei.


O incentivo ao parto natural na Hoesp vai de encontro aos benefícios da gestante e do bebê. “As vantagens do parto normal vão muito além da experiência única de dar à luz de forma natural. Mais seguro e vantajoso para mães e bebês, o parto sem intervenção cirúrgica impactará beneficamente a recuperação da mulher no puerpério e a saúde da criança por toda sua vida”, informa Zulnei.

E a nova estrutura tem chamado a atenção na escolha das gestantes. “A equipe da Casa de Parto está sempre de portas abertas para conversar com as gestantes e orientar sobre o momento do parto natural, além de mostrar o novo espaço, com o objetivo que elas se sintam acolhidas, e seguras com a escolha do parto normal. Temos além da procura, diversos relatos de mães que disseram que tinham o sonho de ter um parto natural na Hoesp e realizaram esse sonho. A nova estrutura é realmente um sonho realizado na região, e um orgulho para toda equipe que trabalha aqui”, enfatiza a enfermeira obstetra coordenadora da Casa de Parto, Bruna Ajonas.

A Hoesp é referência no atendimento da 20ª Regional de Saúde no atendimento ao SUS, há ainda atendimentos através de planos de saúde e particular. E claro, que quem trabalha por aqui também teve a oportunidade de realizar o tão sonhado parto natural em uma estrutura 100% acolhedora. “Eu estava de plantão, tive um sangramento e quando fui me consultar minha bolsa estourou e logo fui encaminhada para a Casa de Parto. Foi um susto, mas hoje me emociono vindo com o meu filho aqui, e lembrando de tudo”, conta a enfermeira, Valéria. “É emocionante e é sempre uma comemoração, sendo uma colega nossa ou uma gestante de fora, comemoramos cada nascimento, que é único”, finaliza Bruna.

Via: Assessoria do HOESP






Postagem Anterior Próxima Postagem