Foto: Divulgação/Internet

A Secretaria Municipal de Saúde (Sesau) de Cascavel confirmou o primeiro caso de Chikungunya na cidade nesta sexta-feira (24). Trata-se de uma paciente do sexo feminino, com 40 anos de idade, moradora do bairro Claudete, que não possui comorbidades. O caso é autóctone, ou seja, a doença foi contraída dentro do município. A mulher apresentou sintomas no dia 1º de março, teve material coletado para exames no dia 6 de março e o diagnóstico foi confirmado hoje.

A Sesau alerta para a importância de que a população mantenha os cuidados com seus quintais para evitar a proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor não só da Chikungunya, mas também da dengue e Zika. É fundamental que a prevenção seja contínua para que Cascavel continue com baixos índices de casos confirmados de dengue, atualmente em 28. Em comparação, Foz do Iguaçu já registrou 1.100 casos.

A prevenção destas doenças é uma responsabilidade de todos. Cuide de sua residência, elimine água parada e não deixe que o mosquito transmissor se prolifere. Caso sinta qualquer sintoma, procure atendimento médico imediatamente. A Sesau continua monitorando a situação na cidade e pede a colaboração de todos os cidadãos no combate a essas doenças.

Via: Juan Matoso/Destaque Toledo, com informações da Sesau

Postagem Anterior Próxima Postagem