A Diocese de Toledo iniciou no último sábado, dia 25 de fevereiro, a Escola de Diáconos Permanentes da Diocese de Toledo. A etapa propedêutica, que contará com encontros mensais ao longo de 2023, tem como objetivo formar os candidatos a este ministério ordenado, para que possam fazer seu discernimento com o acompanhamento da Igreja e apoio de suas famílias.
O diaconato permanente é um ministério ordenado na Igreja Católica, que tem como objetivo servir a comunidade, anunciar o Evangelho e testemunhar a caridade de Cristo.
A primeira turma da Escola de Formação de Diáconos Permanentes da Diocese de Toledo é composta por 22 candidatos, que passarão por diversas etapas formativas ao longo de quatro anos. O primeiro ano, chamado de período propedêutico, tem como objetivo o acompanhamento dos candidatos no discernimento vocacional.
Durante este primeiro ano, os candidatos terão a oportunidade de aprofundar sua espiritualidade, estudar a teologia e desenvolver habilidades pastorais. Além disso, serão acompanhados pelos formadores e orientadores da escola, que estarão presentes em todos os momentos de sua caminhada.
A criação da Escola Diocesana de Diáconos Permanentes foi oficializada em setembro de 2022, por meio de Decreto assinado pelo bispo diocesano, Dom João Carlos Seneme. Para o assessoramento dos candidatos, foram nomeados o Pe. Marcos Denck da Silva como assessor, o Pe. Luiz Carlos Franzener como formador e o Pe. André Boffo Mendes como animador vocacional.
A Diocese de Toledo celebra este momento tão importante para a Igreja e pede a todos os fiéis que acompanhem e rezem pela formação dos candidatos à diaconia permanente. Que este caminho de discernimento e formação possa ser abençoado por Deus e contribua para a edificação do Reino de Deus em nossa comunidade.
Via: Juan Matoso/Destaque Toledo, com informações da Revista Cristo Rei