O período de 24 a 30 de janeiro foi de muito calor e predomínio de sol. As chuvas, apesar de localizadas, foram distribuídas por todo o Paraná. No início da semana (24) as precipitações foram registradas nas regiões Noroeste e Norte, e a partir de sábado (28) ocorreram entre as porções do Oeste/Noroeste e Sul do Estado.
Condições de Tempo e Cultivo - Oeste e Sudoeste/PR
As chuvas de janeiro foram primordiais para que houvesse uma recuperação acentuada das lavouras da soja. As atividades de colheita seguem de forma lenta na região e devem ser intensificadas a partir de fevereiro, apesar de os produtores estarem dessecando as lavouras para antecipar os trabalhos. Nas poucas áreas colhidas, a produção ficou abaixo do esperado. A região beira lago foi a mais comprometida.
Também há perdas nas áreas colhidas de milho 1ª safra. Faz-se o corte de milho destinado à silagem, cujo os trabalhos também estão atrasados.
Em relação ao feijão 1ª safra, a colheita está se encaminhando para a reta final. A produtividade obtida é baixa, mas a qualidade do produto tem sido muito boa.
Nas áreas colhidas está sendo feita a semeadura das culturas da 2ª safra: soja, milho e feijão. No entanto, os atrasos no ciclo da 1ª safra trazem implicações para a 2ª safra. Muitos produtores acabaram optando por plantar feijão em vez de milho, devido ao período maior de zoneamento. Em contrapartida, a oferta de sementes de feijão está limitada em algumas regiões.
Via: SEAB/DERAL