Condições de Tempo e Cultivo - Oeste e Sudoeste/PR
As chuvas do início do mês proporcionaram uma melhora aparente nas culturas a campo, criando um otimismo entre os produtores, ainda que sejam aguardadas precipitações mais uniformes para uma regularização definitiva do déficit hídrico.
A colheita de feijão tem avançado na região, mas a produtividade está abaixo do esperado. Praticamente toda produção da região de Pato Branco deve ser usada como semente.
Mesmo com a melhora das condições das lavouras, nas áreas de soja plantadas em setembro a quebra é visível. Essas lavouras estão entrando na fase de maturação, inclusive, algumas estão sendo dessecadas para, em breve, iniciar a colheita.
Para a cultura do milho, tendo em vista os problemas climáticos enfrentados no estágio inicial de desenvolvimento, a produtividade também deve apresentar uma leve redução. Os produtores estão fazendo silagem e plantando milho 2ª safra para utilizar novamente como silagem e, em alguns casos, para produção de grãos.
O atraso no plantio e desenvolvimento da 1ª safra vai fazer com que a colheita extrapole o período de zoneamento do plantio da 2ª safra, principalmente do milho, que deve ter queda acentuada de área. Além do atraso na semeadura, houve alongamento do ciclo devido às temperaturas abaixo da média no início do ciclo. Para o feijão, cujo zoneamento vai até final de fevereiro, a perspectiva é um pouco melhor, mas muitos produtores ainda não decidiram o que fazer e estão aguardando a conclusão da 1ª safra para tomada de decisão.
Os boletins com as condições de tempo e cultivo em todo o Paraná podem ser acessados neste link.
Via: SEAB/DERAL



