Foto: Divulgação
O Centro de Revitalização da Terceira Idade (Certi) Dr. Wilson Carlos Kuhn, na Vila Pioneiro, foi palco, na tarde desta última sexta-feira (25), da festa de aniversário de 15 anos do espaço, inaugurado em 07 de dezembro de 2022. Com a presença de várias autoridades e dos colegas do Certi Doutor Ernesto Dall'Oglio, do Jardim Coopagro, os idosos atendidos por este equipamento público celebraram a data em grande estilo, com direito a homenagens a um grupo de 25 pessoas que participam das atividades desde a inauguração, apresentação de dança típica polonesa do grupo de dança do Certi Pioneiro, baile animado pela Banda Gralha Azul e lanche preparado pela Cozinha Social.

Antes de a festa começar para valer, uma frente de honra foi formada para o pronunciamento de algumas das lideranças presentes. Entre elas, o prefeito Beto Lunitti; o presidente da Câmara, Leoclides Bisognin; os secretários de Assistência Social (Solange Silva dos Santos Fidelis), Esportes e Lazer (Eudes Luiz Dallanol) e Políticas para Infância, Juventude, Mulher, Família e Desenvolvimento Humano (Jennifer Thays Chagas Teixeira); o vice-presidente do Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS), Wellington Cássio Barbosa da Silveira; e a coordenadora do Certi Pioneiro, Luciana Pereira da Silva.

Em sua fala, a anfitriã expressou toda sua gratidão. “Nesses 15 anos do Certi Pioneiro, sou coordenadora há dois e só posso agradecer pelo acolhimento dos idosos e pela dedicação da equipe, que têm me ensinado tanto neste tempo e cujo comprometimento tem gerado muitos frutos”, recorda Luciana.

O vice-presidente do CMAS destacou a importância do espaço para a terceira idade toledana. “Temos aqui um equipamento público importante. Embora esteja aos cuidados da Assistência Social, executa também políticas públicas de várias áreas. É um trabalho que faz bem para a vida de muitas pessoas, inclusive para a minha, pois meus pais participaram das atividades do Certi Pioneiro”, relata Wellington.

A secretária de Assistência Social discorreu a respeito da convivência que os Centros de Revitalização da Terceira Idade proporcionam aos idosos assistidos. “Somos seres que precisamos estar constantemente em contato uns com os outros. Nos piores momentos da pandemia de Covid-19, tivemos uma mostra do quanto é ruim ficarmos isolados. Além de exercerem um papel de proteção social, os dois Certis de Toledo têm no convívio entre diferentes que reforça e aperfeiçoa a identidade de cada um como o seu principal pilar”, pontua Solange.

Vereador à época em que foi inaugurado, o presidente da Câmara exaltou a importância que os idosos assistidos pelos Certis têm para o desenvolvimento de Toledo. “Estes equipamentos públicos é uma forma bem singelo de o município retribuir todo o suor que vocês derramaram para fazer o nosso município crescer aos níveis atuais. Por tudo que fizeram, vocês mereceriam andar para todo o lado pisando em tapete vermelho, serem recebidos em palácios, e, depois que forem embora desta vida, poderiam dar nome a espaços públicos e ter placas e bustos para homenageá-los”, compara Leoclides, que estava acompanhado de seus colegas Damião Santos, Olinda Fiorentin e Pedro Varela.

Antes de iniciar sua fala, o prefeito Beto Lunitti pediu para que todos os servidores que atuam no Certi Pioneiro fossem integrados à frente de honra, e, em seguida, falou sobre reconhecimento e perdão. “Esta estrutura recebeu o nome do Dr. Wilson Carlos Kuhn, que governou este município entre 1973 e 1977, um dos melhores prefeitos da História do Paraná, e foi inaugurada por outro prefeito que fez muito por Toledo: o saudoso José Carlos Schiavinato. Todos sabem que ele era meu adversário na política, mas tinha virtudes que me faziam respeitá-lo. É com base neste respeito que estamos conduzindo esta gestão, direcionando todos nossos esforços em ações que proporcionam bem-estar à população, sem perder tempo com críticas aos nossos detratores. Para eles, o meu perdão e o firme propósito de não deixar de celebrar momentos importantes como este, o aniversário de 15 anos do Certi Pioneiro”, salienta.

Via: Prefeitura de Toledo
Postagem Anterior Próxima Postagem